segunda-feira, 22 de outubro de 2012

10 SEMANAS DE GRAVIDEZ

10 semanas de gravidez:

Bom pelas minha contas eu estou de 10 semanas.
Pela us eu estou de 10 semanas e 2 dias de gravidez




Como seu bebê está crescendo 

Nas próximas três semanas, seu bebê vai mais que dobrar de tamanho. Já engole o líquido amniótico e dá chutes, e todos os principais órgãos do corpo dele estão totalmente formados. Detalhes também começam a aparecer, como as unhas e um cabelinho bem curto e fino. 
Os órgãos sexuais externos estão se definindo, e daqui a algumas semanas já vai dar para ver numa ultrassonografia se você está esperando um menino ou uma menina. 

Como fica sua vida 

Você está se aproximando do fim do primeiro trimestre da gravidez, e seu útero está do tamanho de um abacate pequeno, preenchendo quase totalmente o baixo ventre. Talvez você até consiga sentir seu útero se apalpar a barriga acima do osso do púbis. Quer conferir como são as barrigas de 10 semanas de outras mulheres? 
É provável que ainda demore mais um pouco para ter de usar roupas mais largas, mas já deve dar para perceber que sua cintura está se alargando. 
Tente beber oito copos de líquido por dia, mas limite o consumo à noite, para não ter que ficar levantando para fazer xixi muitas vezes. ( nao consigo acordar pra fazer, so no dia seguinte mesmo)

Grávida pode dormir de barriga para cima? Tem risco de enrolar o cordão umbilical do bebê? E de bruços, pode? (Tinha esta duvida.)

Durante a primeira metade da gravidez, não há problema em dormir de barriga para cima. Mas, conforme o bebê vai crescendo e a gestação avança, o mais aconselhável é dormir virada para o lado esquerdo. 
Os médicos já observaram que, durante o trabalho de parto, a posição deitada de lado, sobre o lado esquerdo, é a que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê, pois o sangue flui melhor pelo cordão umbilical. Por isso vale a pena reproduzir essa posição na cama. 
Quando a barriga está grande e a grávida dorme de barriga para cima, há o risco de ela se sentir mal, porque o peso do útero comprime a veia cava, causando falta de ar e mal-estar. Normalmente basta mudar de posição que fica tudo bem. 
Também há algumas indicações de que o fato de dormir de barriga para cima no final da gravidez esteja ligado a riscos para o bebê. Ainda são necessários mais estudos para comprovar essa ligação, mas em todo o caso é melhor apostar na posição de lado, sobre o lado esquerdo. 
No último trimestre, por causa da azia, da congestão nasal ou da falta de ar comuns nesta fase, pode ser que você prefira dormir numa posição mais sentada, cheia de travesseiros em volta. Faça como se sentir melhor, pois nada substitui uma boa noite de sono. 
A gestante também pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação, sem a preocupação de "amassar o bebê". Após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga. 
Caso uma mulher no sexto mês ou mais de gestação acorde e perceba que está de bruços, não há motivo para se preocupar. O bebê está extremamente protegido dentro do útero e não se machucará nessa posição. 
E, se você acordar e perceber que está de barriga para cima, simplesmente vire de lado e (tomara!) volte a dormir. 

Nenhum comentário: