domingo, 23 de dezembro de 2012

18 semanas de gravidez


Como seu bebê está crescendo

Nesta semana, o começo oficial do seu quinto mês de gestação, o bebê pode ter chegado a 15 centímetros de comprimento se medido do alto da cabeça até o bumbum, e já é capaz de sentir e ouvir. 
Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo, mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz. 
Se você estiver esperando uma menina, o útero e as trompas já estão formados; se for um menino, os genitais já são visíveis, mesmo que insistam em se esconder justamente durante os ultrassons. 


O peito dele imita o movimento da respiração, mas ele não inspira ar, e sim o líquido amniótico. 
Agora no segundo trimestre, normalmente entre a 18a e a 22a semana, os médicos costumam pedir uma ultrassonografia morfológica para acompanhar com mais detalhes o crescimento e o desenvolvimento do bebê, detectar sinais de problemas congênitos, avaliar a placenta e o cordão umbilical e verificar se a idade gestacional está correta. 
Durante o exame, você terá a chance de ver o bebê dando chutes, tentando pegar alguma coisa, se virando ou até chupando o dedo. Leve seu parceiro. Os ultrassonografistas costumam entregar fotos do bebê às futuras mães ou até mesmo gravar o exame para os pais guardarem de lembrança. 
Se você ainda não sabe o sexo do seu bebê, o exame é uma boa chance de descobrir. Se for uma menina, a vagina, o útero e as tubas uterinas já estão no lugar certo. Se for menino, os órgãos genitais são bem fáceis de reconhecer. 

Como fica sua vida

Nas próximas semanas, seu médico poderá pedir um ultrassom morfológico para observar os órgãos do bebê. Não deixe de levar seu marido ou um ente querido para esse teste, já que ele revelará seu filho chutando ou virando de um lado para o outro dentro de você. 

Moda

Roupas maiores e mais confortáveis são fundamentais neste ponto da gravidez. Se você está precisando de inspiração, confira alguns looks de grávidas preparados por profissionais para valorizar tudo aquilo de melhor e esconder o que não precisa ser mostrado. 
Compre sapatos novos, um número maior, porque seus pés vão inchar junto com o resto do corpo. Outra coisa importante é que eles tenham salto baixo, para sustentar melhor seus passos meio desequilibrados



Nenhum comentário: